Powered By Blogger

domingo, 11 de setembro de 2011

Selo Eco Social


Selo ECO SOCIAL identifica origem dos alimentos orgânicos para food service

A Eco da Terra faz parceria com a ação Gastronomia Sustentável e permite ao restaurante oferecer um perfil humano aos seus pratos.
De onde vem a comida ? Quem a faz , produz e planta ? São perguntas que muitas vezes são esquecidas de serem feitas, mas são sempre importantes. Elas lembram que os alimentos têm uma origem e não são só máquinas e processos mecanizados os responsáveis para que elas cheguem à nossa mesa.

A ECO DA TERRA

A ECO DA TERRA é uma consultoria constituída por quem entende do assunto: engenheiros agrônomos. E como tal dão suporte especialmente a núcleos de produtores que precisam de ajuda para saber mais, plantar mais e colher mais. A ECO
DA TERRA identificou grupos de famílias em locais do Brasil, como em Ibiúna, que são responsáveis importantes pelo abastecimento de hortifrutigranjeiros das principais capitais.
 
O trabalho feito ali é garantir conhecimento e especialidade para que o plantio e a colheita sejam estáveis e de grande qualidade, sem a utilização de agrotóxicos, sementes modificadas e produtos nocivos à saúde humana. O trabalho é
desenvolvimento para conservar o aspecto natural de todas etapas e viabilizar que os nutrientes cheguem à mesa das pessoas com toda sua integridade.

PRODUTOS ORGÂNICOS

Porém hoje em dia os produtos nem sempre são devidamente identificados no mercado, e muitas vezes são forçados a atender a estética de quem distribui e o interesse comercial em volume. Para poder preservar as qualidades mais importantes dos verdes, verduras , legumes e frutas é um desafio diário para manter essa proposta de agronegócio funcionando.
 
Assim, em parceria com o movimento da GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL, a ECO DA TERRAestá estimulando o fornecimento em primeiro momento da produção de hortifrutigranjeiros de Ibiúna para os restaurantes da Grande São Paulo.

RASTREABILIDADE DAS FAMÍLIAS

São ao todo 27 famílias, com ascendentes e descendentes, adultos e crianças, dedicadas a produzir alimentos orgânicos da mais alta qualidade. A idéia é levar para o prato de quem almoça ou janta em restaurantes paulistanos, uma visão clara da procedência destes produtos, um calor humano e de incentivo que permita um ciclo econômico saudável e solidário. Para quem está na cidade trabalhando e consumindo, é importante que famílias permaneçam em áreas rurais também trabalhando e produzindo e mantenham uma ética nesta relação.
 
Fruto desta parceria, os restaurantes poderão ao, comprometer-se com a aquisição da demanda que precisam destes produtos, estar adotando famílias de agricultura familiar de Ibiúna, devidamente identificadas, que terão assim estabilidade na sua atividade. Estará assim sendo criado um canal de relacionamento fundamental e direito: de quem planta e colhe, com quem cozinha e prepara o consumo.

RESTAURANTES COM SELO ECO SOCIAL

Acredita-se na excelência da gastronomia paulistana e sua liderança de valores e estilo de vida na cidade e no país. Exemplo são as preocupações ambientais envolvendo a Gastronomia Sustentável. Adicione-se agora dentro do contexto eco o aspecto social, onde a identidade humana de quem produz precisa ser incentivada e preservada pelo bem de quem consome. De famílias para famílias.
 
Para os restaurantes optando por este processo será fornecido selo emitido pela ECO DA TERRA, de caráter ECO SOCIAL, identificando o comprometimento com a aquisição do alimento orgânico proveniente de famílias reconhecidamente produtoras, comprometidas e envolvidas com o elo de sustentabilidad
e.