Powered By Blogger

domingo, 18 de setembro de 2011

Mandioca ou inhame: para um corpo esbelto, qual escolher?



Foto reprodução
Foto reprodução
Conheça os nutrientes presentes nos tubérculos:
1 – Corpo esbelto: se a ideia é manter o corpo elegante, coma inhame! Ele tem 116 calorias contra 125 da mandioca.
2 - Músculos em forma: nenhum dos dois é rico em proteínas, o nutriente que preserva os tecidos do corpo. Mas, na dúvida, a melhor opção neste caso também é o inhame: inhame tem 1,5 g e mandioca tem 0,6 g.
3 – Para afastar o cansaço: ponto para o inhame novamente. Ele fornece mais fósforo, que comprovadamente melhora a resistência e diminui a sensação de fadiga. O inhame tem 49 mg e a mandioca 22 mg.
4 - Energia pura: o carboidrato dá aquele ânimo para enfrentar a correria do cotidiano. Nesse quesito, quem se dá melhor é a mandioca (30,1 g contra 27,6 g do inhame).
5 – Adeus, anemia! a ausência de ferro é a principal causa da diminuição dos níveis de glóbulos vermelhos no sangue — quadro que leva à anemia. Prefira o inhame, que carrega pitadas a mais do mineral (inhame: 0,52 mg; mandioca: 0,1 mg).
6 - Ajuda vitaminada: além de participar da produção de anticorpos, a vitamina C facilita a absorção do cobre e do ferro. Por pouco, o inhame mais uma vez leva a melhor. Inhame: 12,1 mg e mandioca: 11,1 mg.
7 -  Combustível celular : apesar de não ser tão badalado como outros nutrientes, o cobre acumula funções importantes. Uma delas é a formação das moléculas de ATP, que fornecem energia para a sobrevivência das células. Outro ponto para o inhame (inhame: 0,15 mg e mandioca: 0,01 mg).
As quantidades comparadas correspondem a 100 gramas, o equivalente a 3 colheres de sopa de cada alimento cozido.