Frutos do mar
A boa notícia é que eles podem estar aliados a uma alimentação saudável. "São fontes de proteínas e possuem quantidades razoáveis de gordura e pouco carboidrato", explica a nutricionista Gabriela Paschoal, da VP Consultoria Nutricional, de São Paulo.
A especialista comenta que qualquer processo de cocção em fervura pode levar à perda parcial dos nutrientes, porém, ainda assim, são benéficos à saúde. "O cozimento a vapor é boa opção para aproveitar o valor nutricional dos frutos do mar", conclui.
Existem controvérsias com relação ao congelamento desses alimentos e a preservação dos nutrientes. Entretanto, essa é a maneira mais segura de armazenar e transportar os peixes e frutos do mar, tendo em vista que são altamente perecíveis. Falando nisso, é importante observar a procedência e a forma de armazenamento do estabelecimento em que fizer a compra. Por conterem alto teor de colesterol e estarem mais sujeitos à contaminação, os frutos do mar devem ser consumidos com menos frequência que os peixes. Uma vez a cada 15 dias é o suficiente.
Peixes e frutos do mar devem ser escolhidos a dedo, pois são alimentos frescos, perecíveis e que precisam estar em perfeito estado de conservação e higiene
Tipos degustados Escolha o fruto do mar que mais lhe agrada e bom apetite!
|