Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sabor dos sete mares Dê um toque requintado ao cardápio e abuse dos benefícios que os peixes e os frutos do mar proporcionam à saúde


Frutos do mar
Eles estão classificados em dois grupos principais: moluscos e crustáceos. O primeiro pode ter uma, duas ou nenhuma concha, como lulas, ostras, mexilhões, vieiras, mariscos e polvos. Já os crustáceos possuem uma casca dura e rígida e duas antenas, como lagostas, siris, caranguejos e camarões.
A boa notícia é que eles podem estar aliados a uma alimentação saudável. "São fontes de proteínas e possuem quantidades razoáveis de gordura e pouco carboidrato", explica a nutricionista Gabriela Paschoal, da VP Consultoria Nutricional, de São Paulo.
A especialista comenta que qualquer processo de cocção em fervura pode levar à perda parcial dos nutrientes, porém, ainda assim, são benéficos à saúde. "O cozimento a vapor é boa opção para aproveitar o valor nutricional dos frutos do mar", conclui.
Existem controvérsias com relação ao congelamento desses alimentos e a preservação dos nutrientes. Entretanto, essa é a maneira mais segura de armazenar e transportar os peixes e frutos do mar, tendo em vista que são altamente perecíveis. Falando nisso, é importante observar a procedência e a forma de armazenamento do estabelecimento em que fizer a compra. Por conterem alto teor de colesterol e estarem mais sujeitos à contaminação, os frutos do mar devem ser consumidos com menos frequência que os peixes. Uma vez a cada 15 dias é o suficiente.
Peixes e frutos do mar devem ser escolhidos a dedo, pois são alimentos frescos, perecíveis e que precisam estar em perfeito estado de conservação e higiene
Tipos degustados
Escolha o fruto do mar que mais lhe agrada e bom apetite!
Camarão: é o fruto do mar que contém maior quantidade de cálcio, mineral que ajuda na contração muscular e saúde dos ossos.
Caranguejopor ser rico em vitamina B3, o alimento é importante para o equilíbrio do sistema nervoso. Também combate manchas e doenças de pele, fadiga e irritabilidade.
Lagostaconsiderada um dos mais saborosos frutos do mar, é ótima fonte de vitamina B12, fósforo, potássio e zinco.

Lulapossui boas quantidades de vitamina B2, que evita anemias.

Mariscosapesar de ter variedades, como berbigão, mexilhão e conquilhas, em geral os mariscos são pobres em gordura e colesterol. Além disso, são fontes de selênio e vitamina E.
Polvorico em vitamina A, um importante antioxidante relacionado, principalmente, à saúde dos olhos e da pele.
Sirio que diferencia o siri do caranguejo é o último par de patas, que tem forma de nadadeiras, e a casca com espinhos nas laterais. O crustáceo é fonte de vitamina A, fósforo e potássio importantes para os músculos.