Powered By Blogger

terça-feira, 22 de março de 2011

Parte 2


Da uva fez-se o vinho
Os compostos bioativos citados aqui também podem ser encontrados nos sucos naturais, além da fruta, claro. O segredo está na fabricação dos produtos. No caso da prevalência do tão falado resveratrol, quanto mais tempo a casca permanecer no processo de preparo, mais da substância ele terá. "Ainda se houver processo térmico, como nos casos dos sucos pasteurizados, ou extração por prensagem com calor, o método propiciará a retirada da propriedade da casca", relata a nutricionista Carolina Padilha, da Só Soja Alimentos Funcionais.
Uma curiosidade: o vinho tinto concentra maiores doses de resveratrol que os outros tipos da bebida. Isso se deve ao longo processo de fermentação que passa com as cascas e as sementes da fruta. Já o branco é fermentado com a polpa, que não contém muita concentração dos antioxidantes (veja box). Por isso, dá-lhe vinho tinto!
Saudosos nutrientes
Embora os antioxidantes sejam as estrelas da uva, outros componentes, tão importantes quanto, conferem saúde aos órgãos. A fruta é rica em fibras, responsáveis pela manutenção da flora intestinal; potássio, que relaxa a musculatura e previne cãibra; ferro, que combate a anemia; e vitaminas C e do complexo B, que fortalecem o sistema imune. Eita, alimento bom!
Ranking de resveratrol
A quantidade da substância encontrada no vinho varia de acordo com seu tipo. Confira:
Vinho tinto: é extraído o suco, enquanto cascas e sementes são deixadas na fermentação inicial. Esse é o método que contribui para manter maiores quantidades de resveratrol.
Vinho branco: na fabricação da bebida, extrai-se o suco e elimina-se a casca, por isso ele não possui uma quantidade considerável de resveratrol.
Vinho seco: varia conforme o método de extração e fermentação.
E os sucos?
Há muitas diferenças nos valores nutricionais dos sucos de uva. Por isso, a consultora Carolina Padilha, da Só Soja Alimentos Funcionais, alerta os consumidores para não caírem em ciladas.
Suco de uva integral natural: preparado somente da extração da uva, sem conservantes, corantes e açúcar. Possui uma quantidade alta de frutose, o açúcar natural da fruta, por isso, diabéticos devem ter cuidado com seu consumo em grandes quantidades. Em um copo de 200 mililitros estão presentes 134 calorias.
Suco de uva concentrado: é extraído da uva, passa por um processo térmico e no fim, para conservação, são colocados aditivos químicos.
Suco de uva em pó: este tipo é artificial, possui em sua composição corante, aromatizante, conservante e açúcar. Hipertensos e crianças devem ter cuidado com consumo, pois, em excesso, podem desenvolver futuras complicações de aumento da pressão arterial.