Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

sal marinho X sal comum


Ninguém imagina as grandes diferenças que existem entre ambos os sais.
Sal Marinho que alimenta...
   “É o maior concentrado de minerais... naturais.
É o maior alimento que a natureza criou, na exata medida requerida pelas células"....
   E o outro, o Sal Comum...mata.
(Lentamente, mas mata).
O mar se move ondularmente há milhões de anos, desgastando todos os minerais e pedras que existem no planeta... e essas partículas estão  suspensas na água do mar.
O homem
descubriu que, evaporando a água do mar, resta o SAL MARINHO.

domingo, 25 de setembro de 2011

Arroz preto é pouco calórico e ainda reduz o colesterol



foto reprodução
foto reprodução
Menos calórico, comparado com o arroz integral, o arroz preto vem ganhando espaço nas mesas dos brasileiros. Com 20% mais proteína e 30%mais fibras, ele ajuda no bom funcionamento do intestino, reduz o colesterol do sangue e controla a glicemia evitando grandes descargas de insulina e ainda aumentam a saciedade, retardando a sensação de fome- tornando-se um aliado de quem está controlando o ponteiro da balança. Além de, ser rico em vitaminas do complexo B- importantes para o metabolismo do nosso corpo.
Comparado com o arroz integral, as calorias não mudam muito, para 100g a diferença é de 359 calorias para o arroz preto contra 362 cal para o arroz integral, a diferença está nas fibras, no arroz preto é encontrado em maior quantidade além de ter poder antioxidante bem maior que o integral, retardando o envelhecimento e o surgimento de doenças.
A nutricionista Paula Castilho, dá dicas de receitas para deixá-lo ainda mais saboroso.  “A grande diferença entre esse arroz e os outros é a presença elevada de compostos fenólicos, flavonóides e antocianinas- que são antioxidantes e combatem os radicais livres, protegendo suas células contra doenças crônicas não transmissíveis, mantendo seu organismo protegido e em equilíbrio. Por ter maior quantidade de fibras, o arroz preto ajuda no emagrecimento pois fazem com que nosso metabolismo acelere no processo de digestão da fibra e perca mais calorias, além de ajudar no funcionamento do intestino, evitando o inchaço abdominal. ”explica Paula.
O arroz preto mantém sua película- geralmente retirada do arroz branco- que são ricas em vitaminas A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicotínico, cobalto, cálcio, magnésio, ferro e zinco. Além desses benefícios, suas quantidade maior de proteína também beneficia as pessoas que adotam uma dieta vegetariana, ou aqueles que não comem carnes diariamente.
Aprenda uma receita:
 100g de arroz preto
300g de Couve-flor
150 de Tofu
4 colheres de champignon
2 colheres de cebola
1 colher de chá de azeite de oliva
01 pimentão verde cru pequeno
01 pimentão vermelho cru pequeno
 MODO DE PREPARO:
Refogue 2 colheres (sopa) de cebola e 1 colher (chá) de alho, acrescente o arroz e deixe cozinhar até ficar al dente, usar sal a gosto. À parte, com 1 colher (chá) de azeite de oliva, 1 colher (sopa) de molho de soja refogue os legumes, com sal a gosto. Quando estiverem al dente, misture o cogumelo. Em seguida misture tudo com o arroz e o queijo tofu. Coloque em fôrma transparente e salpique com salsa.
 Rende 5 porções com 140 cal/porção
Revendemos  Arroz Preto ao preço reduzido. Contato pelo email avila_cynthia@yahoo.com.br

sábado, 24 de setembro de 2011

Sabor dos sete mares está em oficinas gratuitas na Vl Mariana


WORKSHOP CULINÁRIO

O Workshop Culinário consiste em uma oficina gratuita com aproximadamente duas horas. Cada encontro é tratado um tema com a apresentação de receitas específicas e presença de nutricionistas e culinaristas voluntárias da Fundação Mokiti Okada para sugerir, orientar e auxiliar os participantes presentes nesta atividade.

Esta iniciativa do grupo Alimentação Natural, ligado ao setor deSaúde e Espiritualidade, tem como objetivo contribuir com a promoção e manutenção da saúde por meio da adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.

Encontro de Workshop Culinário – Tema 'Pescada/Bacalhau'.

Promovida pelo grupo Alimentação Natural da Fundação Mokiti Okada, esta atividade consiste em uma oficina culinária que tem como intuito ensinar receitas saborosas e saudáveis para auxiliar na promoção e manutenção da saúde. 

Valores nutricionais dos peixes, o mês de melhor oferta e receitas como: filé de pescada no vapor, escondidinho com bacalhau e a espécie com ervas e saladas, foram os assuntos abordados durante este encontro que contou com a participação de 31 pessoas.


ESCONDIDINHO DE BACALHAU

Ingredientes:
Mandioquinha
3 unidades grandes (600g)
Bacalhau seco desfiado
250g
Cebola grande cortada em tiras finas
1 xícara de chá (120g)
Salsinha4 colheres de sopa (16g)
Pimentão amarelo cortado em tiras finas
1 unidade (112g)
Sal marinho          
1 de colher de sobremesa (5g)
Azeite de oliva
2 colheres de sopa (30ml)
Leite½ xícara de chá (90ml)
Queijo ralado2 colheres de sopa (20g)
MODO DE PREPARO 
Dessalgar o bacalhau, deixando-o por dez horas de molho e trocando a água cinco vezes. Cozinhar e desfiar o bacalhau. Reservar.

Cozinhar e espremer as mandioquinhas. Preparar o purê, com uma colher de sopa de azeite, sal e leite. Reservar.

Reforgar a cebola com azeite restante e o pimentão. Acrescentar o bacalhau e cozinhar em fogo baixo, até incorporar bem o sabor.

Colocar em um refratário uma camada de purê de mandioquinha e outra de bacalhau. Finalizar com purê e polvilhar queijo. Levar ao forno para gratinar.


FILÉ DE PESCADA NO VAPOR

Ingredientes:
Filé de pescada-branca
4 filés (500g)
Suco de limão
2 colheres de sopa (30ml)
Azeite de Oliva
3 colheres de sopa (45ml)
Sal marinho1 de colher de chá (3g)
Pimenta branca
½ colher de café (1g)
Alcaparras         
1 colher de sopa (18g)
Salsa picada
1 colher de sopa (4g)
MODO DE PREPARO
Lavar o peixe. Colocar os filés em uma panela especial para cozimento no vapor ou em um escorredor de alumínio que encaixe sobre uma panela comum. Na panela, colocar uma quantidade de água suficiente para soltar o vapor sem atingir o peixe. Depois que água ferver, colocar o peixe sobre o escorredor e tampar a panela. Deixar de 15 a 20 minutos. Quando o peixe estiver cozido, polvilhar com o sal e a pimenta-branca. Reservar. Aquecer o azeite, as alcaparras, a salsa e o suco de limão e colocar este molho sobre o peixe no momento de servir.


BACALHAU FRESCO COM ERVAS

Ingredientes:
Bacalhau fresco em postas com pele
400g
Azeite de Oliva
1 colher de sopa (15ml)
Suco de limão
2 colheres de sopa (30ml)
Alcaparras½ colher de sopa (8g)
Salsinha picada2 colheres de sopa (8g)
Manjericão fresco picado1 ½ colheres de sopa (6g)
Tominho fresco picado1 colher de sopa (4g)
Cebolinha picada1 colher de sopa (4g)
Pimenta-rosa1 colher de chá (4g)
Caldo de peixe½ xícara de chá (90ml)
Sal marinho1 de colher de chá (3g)
Pimenta branca½ colher de café (1g)
MODO DE PREPARO
Aquecer o azeite numa frigideira. Grelhar as postas de bacalhau fresco. Reservar o azeite. Salgar o bacalhau e polvilhar com pimenta-branca. Reservar. Colocar, na travessa de servir, o caldo de peixe aquecido, o suco de limão e o azeite reservado. Por cima, colocar o bacalhau grelhado e distribuir as ervas, a pimenta-rosa e as alcaparras.

SALADA DE BACALHAU

Ingredientes:
Bacalhau salgado seco desfiado160g
Ovo de codorna6 unidades (50g)
Pimentão vermelho sem pele e em tiras½ xícara de chá (85g)
Pimentão amarelo sem pele e em tiras½ xícara de chá (85g)
Pimentão verde sem pele e em tiras½ xícara de chá (85g)
Batata bolinha pequena10 unidades (150g)
Azeitonas verdes8 unidades em caroço (40g)
Acelga em tiras finas3 folhas (150g)
Alho amassado1 dente (5g)
Azeite de Oliva2 colher de sopa (30ml)
Vinagre (Aceto balsâmico)1 colher de sopa (15ml)
Cebola cortadas em tiras¼ xícara de chá (30g)
Sal marinho1 colher de café (2g)
Louro em pó½ colher de café (1g)
MODO DE PREPARO
Deixar o bacalhau de molho por aproximadamente dez horas, trocando a água cinco vezes. Cozinhar em fogo alto por 15 minutos. Escorrer, tirar a pele e desfiar. Reservar. Tirar a pele dos pimentões e cortar em tirar finas. Reservar. Refogar o alho e a cebola no azeite, acrescentar o bacalhau, os pimentões, o louro em pó, o vinagre e corrigir o sal. Picar as folhas de acelga bem fininhas e colocar numa travessa. Acrescentar o bacalhau depois de frio e enfeitar com as batatinhas cozidas, os ovos de codorna e azeitonas verdes.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sabor dos sete mares Dê um toque requintado ao cardápio e abuse dos benefícios que os peixes e os frutos do mar proporcionam à saúde


Casquinha de siri
Ingredientes
½ kg de carne de siri
250 g de camarão limpo
Suco de ½ limão
1 pão francês amanhecido
½ xícara (chá) de leite de coco
1 colher (sopa) de azeite de dendê
2 colheres (sopa) de Fondor
1 colher (sopa) de extrato de tomate
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de manteiga
10 casquinhas de siri limpas
Limão e salsa para decorar
Preparo
Regue a carne de siri e o camarão com limão e reserve. Pique o pão e deixe de molho no leite de coco. Aqueça o azeite de dendê e refogue a carne de siri, os camarões e junte o Fondor e o extrato de tomate. Acrescente o pão amanhecido, a salsa picada e metade do queijo ralado, mexendo bem para que o pão incorpore uniformemente. À parte, misture o restante do queijo ralado com a farinha de rosca e a manteiga. Recheie as casquinhas com o creme e salpique um pouco de queijo ralado. Leve ao forno para gratinar e sirva com limão e salsa.
Rendimento 
10 casquinhas
Fonte: Serviço Nestlé ao Consumidor
Salmão com crosta de linhaça dourada e gengibre
Ingredientes
1 kg de filé de salmão 5 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem 1 colher (chá) de gengibre ralado 1 xícara (chá) de farinha de linhaça dourada 1 dente de alho amassado Sal a gosto
Preparo
Tempere o peixe com azeite, gengibre e sal e reserve. Misture o restante do azeite, a farinha de linhaça e o alho e coloque sobre cada pedaço de salmão. Asse em forno médio até a crosta ficar dourada. Sirva!
Rendimento 4 porções
Fonte: Robena Molinari, nutricionista funcional da Clínica Patrícia Davidson, do Rio de Janeiro
Camarão com mostarda e abobrinhas
Ingredientes para o camarão
800 g de camarão limpo
1 colher (sopa) de mostarda dijon
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 colher (chá) de alho amassado
1 pitada de noz-moscada
2 colheres (chá) de mel
1 colher (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
Ingredientes para a abobrinha
500 g de abobrinha fatiada
Raspas e suco de 1 limão-siciliano
2 colheres (sopa) de hortelã
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
Em uma tigela, misture todos os ingredientes do camarão e tempere com sal e pimenta. Reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira, junte as abobrinhas e deixe grelhar por 5 minutos, mexendo sempre até ficarem rosadas e macias. Acrescente hortelã, noz-moscada, raspas e suco de limão. Tempere com sal e pimenta e retire do fogo. Grelhe os camarões com as abobrinhas.
Rendimento
4 porções
Fonte: Robena Molinari, nutricionista funcional da Clínica Patrícia Davidson, do Rio de Janeiro