Powered By Blogger

sábado, 30 de julho de 2011

Poderoso alho

É melhor pensar duas vezes antes de passar reto pelo alimento na feira. Há evidências de que ele combate gripes e resfriados, ajuda no controle da pressão sanguínea, fortalece o sistema imunológico e muito mais

O alho reúne uma lista imensa de atributos. E não vá pensando que estamos falando apenas de suas qualidades na cozinha. Mais importante do que realçar pratos é sua capacidade de blindar o organismo contra inúmeros males que podem deixar a saúde na corda bamba. Ainda não se convenceu de que o alimento merece um voto de confiança? Então continue lendo esta re- portagem e prepare-se para se entregar aos encantos desse tempero cheio de poderes.


Corpo blindado

De acordo com a nutricionista e personal diet Amanda Buonavoglia, de São Paulo, é possível encontrar boas quantidades de fósforo, cálcio e vitamina C no tempero. Mas os compostos que realmente se destacam são aqueles que derivam do enxofre, chamados de sulfurados, responsáveis pelo odor característico do alho.

A alicina, principal substância encontrada no alimento, faz parte do sistema de defesa do alho. Por ser volátil - ou seja, liberado pelo ar -, o tempero não deve ser aquecido. Caso contrário, grande parte de suas propriedades benéficas vão embora. "Amasse o alimento, pois é durante esse processo que ocorre a produção de alicina", ensina a nutricionista funcional Daniela Jobst, da clínica Nutrijobst. O nutriente garante ao alho a fama de ser um antibiótico natural, com notável aptidão para destruir o vírus da gripe. "A composição do alimento ajuda a evitar a penetração dos micro-organismos nas células e a replicação viral. Além disso, combate inflamações e fortalece o sistema imunológico", explica a nutricionista.







Contra hipertensão

E não é só quem está às voltas com um resfriado que deve apostar no alho. De acordo com um estudo feito na Universidade de Adelaide, na Austrália, há indícios de que o alimento também é eficiente na luta contra a hipertensão - levando a complicações cardiovasculares, como enfarte e derrame.


No trabalho, os pesquisadores avaliaram os hábitos de 50 pacientes por 12 semanas e perceberam que os consumidores de quatro cápsulas diárias de extrato de alho envelhecido tiveram uma importante redução na pressão arterial. Para os cientistas, o suplemento seria a melhor opção justamente porque o ingrediente responsável pela façanha desaparece quando se cozinha a hortaliça.
O alho aumenta a imunidade e protege o organismo contra gripes e resfriados


Ao que tudo indica, estamos falando, mais uma vez, da alicina. Isso porque é ela que atua como vasodilatadora, relaxando as artérias e, assim, aumentando o fluxo do sangue no organismo. Mas atenção! "É preciso conversar com um médico ou nutricionista antes de utilizar a substância como suplemento", alerta Amanda Buonavoglia.

Risoto de soja com alho e ervilhas


Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz integral

2 colheres (sopa) de leite de soja em pó

4 colheres (sopa) de creme de leite de soja

6 colheres (sopa) de ervilhas frescas

1 cebola crua

2 alhos

1 colher (sopa) de óleo de canola

3 colheres (sopa) de salsinha crua

2 copos de água

1 colher (chá) de sal refinado


Preparo

Dilua o leite de soja com um copo de água quente. Em uma panela, refogue o alho e a cebola ralada no óleo. Acrescente o arroz e refogue, sem parar de mexer, por 4 minutos. Aos poucos, acrescente a água fervente, o leite de soja e cozinhe, mexendo de vez em quando, até o arroz ficar al dente e obter um caldo cremoso. Acerte o sal e incorpore a salsinha, as ervilhas e o creme de leite de soja. Quando levantar fervura, retire do fogo, tampe e sirva após 5 minutos. Decore com a salsinha.

Rendimento

6 porções


Creme de alho

Ingredientes

12 dentes de alho

1 fatia de pão de forma

250 ml de leite

1 colher (sopa) de salsinha picada

Sal, pimenta e noz-moscada a gosto

Preparo

Ferva um pouco de água em uma panela pequena. Descasque os dentes de alho e mergulhe-os na água fervente por um minuto; escorra e repita a operação. Faça uma torrada com o pão e esfarele-a. Aqueça o leite em uma panela, acrescente os dentes de alho, a salsinha e a torrada esfarelada. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Cozinhe em fogo brando por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Bata no liquidificador até que o creme fique homogêneo.

Rendimento

4 porções


Fondue de queijo

Ingredientes

5 colheres (sopa) de molho 4 queijos 4 xícaras (chá) de creme de leite

8 colheres (sopa) de vinho branco

10 g de alho


Preparo

Passe o alho cortado ao meio em todo interior da panela. Aqueça o creme de leite. Adicione o molho 4 queijos e o vinho branco. Mexa bem, até que o creme adquira consistência cremosa. Sirva com pão tipo italiano ou francês, cortado em cubos.

Rendimento

10 porções









domingo, 24 de julho de 2011

'Anchova' será o tema do workshop culinário do grupo Alimentação Natural


Com o tema "Anchova", o grupo Alimentação Natural do setor Espiritualidade e Saúde, da Fundação Mokiti Okada, realizará, no dia 26 de julho, um workshop culinário, na Vila Mariana, em São Paulo.

O objetivo desta iniciativa é ensinar receitas saborosas e saudáveis que possam contribuir para a promoção e manutenção da saúde. Nesta atividade, a equipe de culinaristas da Fundação irá preparar receitas como: anchova assada com molho de ervas finas e à "nossa moda".

As qualidades nutricionais deste peixe e o mês de melhor oferta para compra serão outros assuntos abordados pelo grupo.

Os interessados em participar do workshop deverão comparecer à Rua Morgado de Mateus, 77 - Vila Mariana, em São Paulo, às 19h30.

Informações e inscrições pelo telefone: (11) 5087-5049 ou e-mail: buck@fmo.org.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fundação Mokiti Okada

Jornalista: Rosana Cavalcanti

MTB - 3142/11/191 - PR



Mais de 120 pessoas estão participando do curso 'Alimentação Natural e Sustentabilidade'

Promover a conscientização de seus participantes sobre a importância da alimentação e da agricultura natural é o intuito do curso "Alimentação Natural e Sustentabilidade - um novo estilo de vida".

Esta iniciativa do grupo Alimentação Natural, do setor Espiritualidade e Saúde, da Fundação Mokiti Okada, desde o início de 2011, está atendendo cerca de 120 pessoas de várias regiões do estado de São Paulo como: Vila Prudente, Tatuapé, Santos, Atibaia, Guarujá, São Vicente, Campinas, Guarulhos, Praia Grande e capital.

A biografia de Mokiti Okada e a verdadeira saúde, as três colunas da salvação, a importância de se respeitar a natureza, o meio ambiente e o consumo consciente são alguns dos assuntos ensinados pelos instrutores responsáveis pelos cursos nas respectivas localidades.

Os alunos também participam de passeios didáticos e discutem os temas estudados por meio de palestras com profissionais da área saúde.

As próximas turmas do curso terão início a partir do dia 25 de julho, em Mairiporã-SP, e no dia 5 de agosto, no Tucuruvi, em São Paulo. As inscrições já estão abertas. Informações pelo telefone (11) 5087-5049, ou pelo e-mail: buck@fmo.org.br.

Endereços dos locais de realização dos cursos:

/johrei Center Mairiporã - 25 de julho, às 19h30

Av. Leonor de Oliveira, 96 - Centro

Mairiporã - SP


Johrei Center Tucuruvi - 5 de agosto, às 19h30

Rua Marinheiro, 568 - Tucuruvi

São Paulo - SP









Fonte: Assessoria de Imprensa

Fundação Mokiti Okada

Jornalista: Rosana Cavalcanti

MTB - 3142/11/191 - PR







sábado, 16 de julho de 2011

Comer fibra



A fibra faz bem para a saúde de diversas maneiras, mas o que talvez você ainda não saiba é que ela também garante um corpo esbelto! Ela dá a sensação de saciedade sem contribuir com calorias. Não é fantástico? Isso porque, no estômago, as fibras incham como esponjas e algumas delas, como farelo de trigo, por exemplo, podem reter quatro vezes seu peso em líquido. Por isso, comemos menos e demoramos a sentir fome novamente, já que elas  permanecem no estômago durante um bom tempo depois de ingeridas. No final da digestão, desencadeiam outro saudável processo: aceleram os movimentos do intestino, evitando a prisão de ventre.
Outras vantagens
Como as fibras estão presentes em alimentos de consistência mais dura, é preciso mastigá-los muito bem. E são a mastigação e a deglutição que enviam ao cérebro os primeiros sinais de saciedade. Assim, além de comermos mais devagar – o que é ótimo para uma boa digestão – também ficamos satisfeitos mais depressa.
Vá com calma
Apesar de todos esses benefícios, no entanto, não é aconselhável entrar de cabeça numa dieta composta apenas por fibras. Em primeiro lugar, porque nenhum alimento tem isoladamente a capacidade de fazer emagrecer. Em segundo, porque comer alimentos fibrosos pode acabar dilatando o estômago, em função do efeito-esponja desenvolvido pelas fibras. Depois de algum tempo, há a necessidade de comer mais do que antes — o que eliminaria qualquer efeito positivo de uma dieta emagrecedora. Por
Para obter das fibras tudo o que elas podem trazer de bom, é preciso saber ingeri-las. Mas, quando incluídas numa dieta pobre em calorias, elas certamente vão ajudar a controlar o peso. Introduzir o consumo e fibras, pouco a pouco, na alimentação diária é, portanto, a melhor medida para perder alguns quilos.
Verduras e Legumes:
Ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Prefira come-los cru, pois o cozimento abranda o poder das fibras. Ex.: acelga, couve, brócolis, espinafre.
Leguminosas:
São basicamente os grãos (feijão, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico). Deixe de molho antes de cozinhar e não use produtos muito gordurosos, como toucinho, na hora de preparar.
Cereais Integrais:
Substitua o pão e arroz branco por integrais. No café da manhã, outras ótimas alternativas são os flocos de aveia, granola, Musli. Mas prefira os que têm pouco ou nenhum açúcar. Ex: milho, massas integrais.
Frutas:
Para aproveitar as fibras das frutas, coma-as com casca, semente e bagaço. Se fizer suco, não coe. Ex.: figo, damasco, abacaxi, morango.
Farelo de Trigo: 
Um dos alimentos mais ricos em fibras. Misture-o ao iogurte, suco ou leite. Ou, então, polvilhe sobre sopas, saladas e frutas.
Você sabia?
Os nutricionistas recomendam a ingestão de 1 grama de fibra para cada 100 calorias diárias, algo em torno de 20 gramas de fibra por dia.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Delícias do Inverno - Sopas


No inverno não tem nada igual como saborear uma boa sopa, que aquece o corpo e a alma. Segundo alguns autores, podemos considerá-la como a primeira comida realmente elaborada pelo ser humano. 


A base das sopas são os caldos de carne, de peixe, de ave ou de legumes. É uma medida prática preparar os caldos e conservá-los em refrigeração ou congelados para ir utilizando quando necessário.

Sopas famosas do mundo

A culinária nos conta um pouco sobre os sabores e humores de um povo. Alguns pratos são como uma espécie de cartão de visita do país, e as sopas são especiais neste ponto, pois para muitos, ela é o primeiro prato da refeição do dia. Vejamos algumas delas: 

Brasil: Bambá ou mingau de couve (farinha de milho e couve), caldo de mocotó e  caldo de             feijão. 
Portugal: Canja (segundo alguns especialistas, teria vindo da Índia) e caldo verde.
Espanha: Gazpacho (com tomate, pepino, alho, pão e azeite. É servida fria).
França: Soupe à l'Oignon (a base de cebola), bouillabaisse (a base de legumes com frutos               do mar frescos) e bisque (cremosa, a base de frutos do mar). 
Inglaterra: Oxtail (sopa de rabo de boi).
Itália: Minestrone (com feijão, massas e legumes, comumente feita com linguiça).
China:  Sopa de ninhos de andorinha e won ton (caldo com bolinhos recheados de              hortaliças e carne).
Japão: Missoshiru (caldo de peixe com missô).
Vietnã: Canh Chua (caldo aromatizado com hortelã e tamarindo com pedaços de peixe).
Tailândia:  Tom Kha Gai (de leite de coco com frango, muito coentro e outros aromas).
Rússia: Bortsch (de beterraba frescas, servida quente ou fria).
México: Posole (com carne de porco ou frango, caldo e canjica).
Estados Unidos: Vichyssoise (de batata e alho porro, servida fria) e clam chowder (creme                            encorpado à base de moluscos, batatas e leite).
Cuba: Sopa de Frijoles com calabaza (de feijões com abóbora).
Haiti: Consommé a l'Orange (de caldo de frango, suco de laranja e cravo da índia).
Egito: Melokhia (a base de uma erva egípcia que dá nome à sopa e carne de cordeiro ou           frango).
Israel: Pumpkin Soup (de abóbora e caldo de frango).

Neste encontro vamos relembrar duas receitas: o caldo verde, de Portugal e o Minestrone, da Itália, numa versão orgânica e deliciosa.

CALDO VERDE
Rendimento: 6 porções 

INGREDIENTES:
Inhame7 unidades médias 830g
Couve1 maço 440g
Alho3 dentes 8g
Azeite de oliva
3 colheres de sopa
Lingüiça de frango Kôrin 300g
Cebola1 unidade média 90g
Caldo de Frango1 ½ litros
MODO DE PREPARO:
Preparar previamente o caldo utilizando: 1 carcaça de frango, 1 cebola cortada em quatro, 3 dentes de alho, 2 folhas de louro, sal marinho e água o suficiente para conseguirmos 1 ½ litro. Levar ao fogo e apurar por aproximadamente 1 ½ hora a 2 horas, conforme a capacidade do fogão. Coar e reservar o caldo.

Descascar e picar o inhame* em pedaços médios. Cozinhar o inhame no caldo de frango com o alho. Bater no liquidificador o inhame com o caldo. Reservar.  Refogar a cebola no azeite de oliva juntamente com a lingüiça de frango fatiada. Acrescentar no refogado a couve e deixar murchar. Acrescentar o caldo de inhame e ferver por alguns minutos. Servir com um fio de azeite.

*substituímos a batata da receita original por inhame.

MINESTRONE
A minestrone, do italiano: minestra = sopa + one = sufixo aumentativo, portanto “sopão” ou “ sopa com vários ingredientes”, é uma sopa italiana muita espessa, composta por uma grande variedade de legumes cortados e, quase sempre, com macarrão ou arroz. Não existe uma receita específica para o minestrone justamente por ele ser feito com quaisquer legumes que estejam em época.

Na hora de comprar, prefira os alimentos orgânicos, pois o sabor será uma grande recompensa.
Bom apetite!

Ingredientes:

Feijão branco250g
Cenoura2 unidades
Batata           1 unidade grande
Salsão1 talo
Repolho picado2 xícaras de chá
Alho3 dentes
Cebola          1 unidade grande
Tomate maduro3 unidades
Lingüiça de frango Korin300g
Cheiro verde           2 colheres de sopa
Azeite de oliva2 colheres de sopa
Sal marinhoa gosto
Macarrão integral para sopa2 xícaras de chá
MODO DE PREPARO:

Deixar o feijão branco de molho por uma noite e depois cozinhar em panela de pressão por 1 hora, juntamente com 1 dente de alho inteiro com casca. Depois da cocção retirar o alho e reservar.

Levar o feijão ao fogo cobrindo com água e acrescentar os legumes picados. Deixar cozinhar até que fiquem macios.

Em outra panela, levar o azeite ao fogo e dourar a lingüiça fatiada, acrescentar o alho e deixar dourar. Após, acrescentar a cebola e depois o tomate picado. Acrescentar o feijão e os legumes já cozidos e, se necessário, colocar mais água, finalizando com o macarrão. Retirar do fogo quando o macarrão estiver cozido. Servir com um fio de azeite de oliva e cheiro verde. O pão italiano é um ótimo acompanhante.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Como tornar as sopas ainda mais saudáveis



foto reprodução
foto reprodução
1 – Abuse das verduras e dos legumes, porque garantem a variedade de vitaminas, minerais e fibras.
2 – Dê preferência aos cereais integrais (macarrão e arroz), já que as fibras presentes nesses alimentos aumentam a sensação de saciedade e auxiliam no funcionamento do intestino.
3 – Sopas de feijão, lentilha e outros grãos são excelentes fontes de proteínas e minerais, como ferro e fósforo.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Vinho faz bem para a saúde



foto reprodução
foto reprodução
A polêmica é antiga, mas parece que, finalmente, os estudiosos do problema chegaram a uma conclusão definitiva em relação ao vinho. E ela é favorável. Após alguns anos de estudos nos Estados Unidos, Inglaterra, França e Dinamarca, os especialistas concluíram que quem bebe vinho tinto regularmente reduz em 35% o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Essa descoberta teve início no século XIX e de uma forma bem inusitada. Autópsias realizadas em cidadãos franceses revelaram que a maior parte deles não possuía artérias obstruídas pela gordura. Isso deixou os estudiosos intrigados, uma vez que pensavam exatamente o contrário, já que a culinária francesa é pródiga em comidas gordurosas. Mas eles também tomavam muito vinho. A conclusão não demorou a chegar. Daí em diante, entidades importantes, como a American Dietetic Association , passaram a receitar o vinho, de forma comedida, é claro. Nos Estados Unidos ele passou a fazer parte do cardápio da Universidade Johns Hopkins.
 Com a continuação das pesquisas, verificaram que o vinho não era benéfico apenas para o coração. A cada momento se descobre no vinho uma nova propriedade positiva para a saúde. Segundo esse mestre, o vinho é composto de cerca de 400 substâncias, algumas delas podendo aumentar o bom colesterol, evitar a oxidação das células, reduzir a formação de placas de gordura nas veias, dilatar os vasos e melhorar a circulação.
Alguns cientistas mais exagerados vão até mais longe, mas não garantem a autenticidade de suas pesquisas. Para eles, o vinho pode combater diversos tipos de vírus, bactérias, câncer, doenças degenerativas e males decorrentes do envelhecimento. Isto porque está comprovado que o vinho possui perto de 200 compostos fenólicos, substâncias que agem como antioxidantes e antiinflamatórios, sendo a resveratrol a mais importante delas.
A mesma substância que é produzida naturalmente pela videira para proteger os cachos de uva dos fungos e da umidade. A resveratrol inibe o desenvolvimento de tumores, protege os neurônios, é um forte antioxidante, combate vírus e é um potente anti-inflamatório. Encontrado principalmente na casca e nas sementes das uvas, o resveratrol aparece mais nos tintos franceses feitos com uva tannat. Ele quase não existe nos vinhos brancos e nos espumantes.

sábado, 9 de julho de 2011

Dez razões para se apaixonar por chá verde


Descubra os melhores motivos para incluí-lo na sua rotina:
Antirrugas: a ingestão da bebida e o uso de uma loção com o princípio ativo da erva ajudam a reativar as células mortas da camada superficial da pele, a epiderme. Ela fica mais protegida e, consequentemente, a quantidade de rugas e lesões é menor, segundo cientistas do departamento de biologia oral do Medical College of Georgia, nos Estados Unidos.
Jovem por mais tempo: os radicais livres não resistem ao poder antioxidante do chá verde. Além de favorecer a pele, isso ajuda a manter o equilíbrio em todas as células do corpo. E, quando elas funcionam bem, a saúde geral vai bem.
Força para emagrecer: o chá verde tem capacidade de eliminar os lipídios, as células de gordura, ajudando quem faz dieta para emagrecer. A erva potencializa o efeito do regime, baseado em um cardápio saudável. Ela acelera o metabolismo em geral e facilita a queima das gordurinhas.
Ânimo garantido: o chá verde contém cafeína, por isso tem efeito estimulante. Logo cedo, cria o estímulo para enfrentar o dia e pode ajudar a superar depressões leves.
Prevenção contra o câncer: os polifenois, abundantes no chá verde, atuam contra a enzima quinoloxidase, que estimula o crescimento de células cancerosas no intestino, esôfago, pulmões, mamas e pele. Também protegem as células saudáveis.
Coração forte: o princípio ativo do chá verde ajuda no controle do colesterol e reduz o risco da adesão de placas de gordura nos vasos sanguíneos, prevenindo a aterosclerose. Também tem efeito anticoagulante.
Respiração aberta: para quem tem alergias respiratórias, o chá verde bloqueia os alergênicos, que desencadeiam as reações típicas das rinites, por exemplo.
Sem acne: o chá ajuda a repelir as bactérias que causam as espinhas e reduz a inflamação. Também diminui as chances de pele seca, coceira e alergias por contato.
Imunidade em alta: a bebida neutraliza a ação dos radicais livres, as moléculas responsáveis pelas doenças, dando um reforço para manter a resistência imunológica em alta.
Controle de Parkinson: o chá verde e seus polifenois colaboram para inibir as neurotoxinas, o que favorece a produção de dopamina, o neurotransmissor que controla todos os movimentos de nosso corpo. A cura ainda está longe, mas o chá pode diminuir os desconfortos causados pela doença.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Alimentos que reforçam a imunidade



foto reprodução
foto reprodução
No inverno, é comum sentirmos mais fome e esquecermos o valor calórico e nutricional do que comemos. As baixas temperaturas também são motivo para adiarmos a atividade física.
 Assim exageramos nos chocolates, fondues, sopas cremosas e bebidas alcoólicas e deixamos de lado a ginástica e no fim do inverno acumulamos aqueles terríveis quilinhos a mais. Para a nutricionista Thaís Souza, da Rede Mundo Verde, os exageros na alimentação não são bem-vindos, porque podem  resultar no ganho de peso e prejuízo à saúde. Segundo a especialista, há dicas básicas para quem não pretende brigar com a balança e quer aproveitar a estação com mais saúde:  ”Para curtir os dias e as noites mais frias da estação, nada melhor do que um chá quente. Além do seu sabor, estudos indicam que a bebida pode proporcionar benefícios à saúde. O chá verde, por exemplo, possui como princípio ativo os polifenóis, que evitam a formação de placas de colesterol no sangue, prevenindo contra derrames e infartos”.
Outra sugestão é incluir as sopas no cardápio. “Elas podem ser saudáveis e quentinhas, basta prepará-las com legumes batidos, sem adição de creme de leite ou queijos gordurosos”, diz Thais, que lembra que para engrossar as sopas pode se usar aveia ou painço.
 Evite o excesso de bebidas alcoólicas. Lembre-se que em cada grama de álcool temos 7kcal, e que no fim do inverno aquelas taças de vinho podem representar um número a mais no manequim.
A nutricionista destaca ainda que é fundamental ficar atento às escolhas feitas “O importante não é controlar apenas as calorias do que comemos, mas também a quantidade de vitaminas e minerais presentes nesses alimentos já que esses nutrientes ajudam a estimular o sistema imunológico e a prevenir gripes, resfriados e infecções comuns no inverno”
 Conheça alguns alimentos importantes na imunidade:
 Óleo de coco: Rico em ácido láurico e caprílico, o óleo de coco possui atividade antiviral e antibacteriana. Diversos estudos mostram seu efeito imunomodulador. Use em sucos, shaques ou vitaminas.
Alho: Fonte de alicina, estimula a resposta imunológica, prevenindo as gripes comuns no inverno. Use amassado no feijão, sopas ou se preferir cápsulas de óleo de alho.
Shitake: Contem lentinana. Potente imunoestimulante. Estudos sugerem que auxilia também no combate ao desenvolvimento de tumores.
Leite Fermentado: Por ser fonte de probióticos, recupera a microbiota intestinal e fortalece o sistema imunológico.
Couve, Cenoura, Tomate: O betacaroteno, um antioxidante presente nesses alimentos, combate as infecções e estimula células imunológicas.
Gengibre: Reduz a inflamação e a dor. Adicione a raiz a chás e a sucos como o de melancia e maracujá.
Suco verde: Fonte de zinco, ferro e vitamina C, nutrientes antioxidantes que reforçam o sistema imunológico.
Mel: Ação bactericida e anti-séptica. Estudos mostram que é um bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Contém substâncias, que agem como antibióticos naturais. Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados. Ação prebiótica, agindo beneficamente sobre a microbiota intestinal.
Própolis: Fonte de flavonóides que auxiliam no combate às doenças que atacam o homem. Atua como “Antibiótico Natural”.
Geleia Real: Estimula o sistema imunológico e combate as infecções de vírus e bactérias.
Outros cuidados, como lavar as mãos ou utilizar um produto para higienizá-las, são importantes para a prevenção da contaminação pela gripe.