Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Missoshiru


Missoshiru previne envelhecimento

Os japoneses da antiguidade começaram a processar a soja, inicialmente através do missô.  Por que teriam escolhido o missô?
É que, escolhendo o missô, eles preencheram duas necessidades: a de condimento e a de fonte de proteína.  (...)
O missô, ao mesmo tempo que é condimento, é também fonte de proteína. Além disso, durante o processo de fermentação são biossintetizadas várias enzimas e, favorece-se o equilíbrio dos microorganismos intestinais.
Os japoneses vêm consumindo esse tão extraordinário missô 3 vezes ao dia através dos tempos, na forma de missoshiru, que também é excelente. Ele fornece a vitamina E, que fortalece os vasos sanguíneos, a saponina que previne o envelhecimento e a lecitina que estimula a função do cérebro.  (...)
Mas a soja tem um senão que é o baixo teor de um aminoácido chamado metionina.  No entanto, o katsuobushi usada na obtenção do caldo, é muito rico em metionina.  A união de ambos resulta no alimento de bom equilíbrio de aminoácidos, que é o missoshiru. Foi uma excelente idéia dos japoneses.
Missoshiru, o alimento dos japoneses que aprimora o cérebro e prolonga a vida!
PROPRIEDADE NUTRICIONAIS:
- Katsuobushi:  Ácido docosahexaeno (fortalece a memória e a concentração); Vitamina B-1 (queima-combustão completa da glicose que é a fonte de energia do cérebro. Melhora o desempenho cerebral);Taurina (melhora a atividade do cérebro); Arginina (estimula a capacidade de ação); Vitamina B-12 (ação estética); Ácido glutâmico (fortalece a memória)
- Algas marinhas: Caroteno (previne o envelhecimento e o câncer);  Vitaminas do complexo B e cálcio (diminui a irritabilidade e dá viço à pele); muito rica em sais minerais como: cálcio, potássio, iodo, fósforo, magnésio e ferro; ácido argínico, que estimula o movimento peristáltico dos intestinos; clorofila, promove a eliminação do colesterol
            
- Cebolinha: o sabor picante é dado pelo sulfato de alina, que realça a ação da vitamina B1; possui ação estabilizadora do sistema nervoso e estimulante da atividade gástrica
(extraído do livro “Os segredos da tradicional culinária japonesa: Alimentação saudável”, NAGAYAMA, Hisao, São Paulo: Aliança Cultural Brasil-Japão, 1993, páginas 36 e 37)

imagem

MISSOSHIRU

INGREDIENTES:
Tofu cortado em quadradinhos200g
Missô (pasta de soja)3 colheres de sopa
Dashi  (caldo de peixe)4 xícaras de chá
Cebolinha cortada em rodelas finas1 colher de sobremesa
PREPARO
Colocar o caldo de peixe (dashi) em uma panela e levar ao fogo.
Quando subir a fervura colocar o tofu. Desligar o fogo e acrescentar o missô, dissolvendo-o com um pouco do caldo antes de levar à panela.  Polvilhar a cebolinha e servir.
DASHI (caldo de peixe) 
OPÇÃO 1
INGREDIENTES:
Água4 ½ xícaras de chá
Kombu (alga marinha)1 folha (10cm)
Katsuobushi (flocos do peixe bonito)1 xícara de chá
PREPARO
Limpar o kombu com um pano úmido e cortar a folha em quatro pedaços.
Colocar a água e o kombu numa panela e levar para ferver em fogo médio.
Assim que a água começar a ferver retirar o kombu. Deixar a panela no fogo e colocar um pouco de água fria, acrescentando o katsuobushi. Deixar ferver.  Coar o caldo numa peneira fina.
DASHI (caldo de peixe) 
OPÇÃO 2
Iriko (peixe seco)100g
Água2 litros
Colocar a água em uma panela junto com o iriko e levar ao fogo. Quando ferver, desligar o fogo e coar. Já estará pronto para usar.