Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Alimentos que reforçam a imunidade



foto reprodução
foto reprodução
No inverno, é comum sentirmos mais fome e esquecermos o valor calórico e nutricional do que comemos. As baixas temperaturas também são motivo para adiarmos a atividade física.
 Assim exageramos nos chocolates, fondues, sopas cremosas e bebidas alcoólicas e deixamos de lado a ginástica e no fim do inverno acumulamos aqueles terríveis quilinhos a mais. Para a nutricionista Thaís Souza, da Rede Mundo Verde, os exageros na alimentação não são bem-vindos, porque podem  resultar no ganho de peso e prejuízo à saúde. Segundo a especialista, há dicas básicas para quem não pretende brigar com a balança e quer aproveitar a estação com mais saúde:  ”Para curtir os dias e as noites mais frias da estação, nada melhor do que um chá quente. Além do seu sabor, estudos indicam que a bebida pode proporcionar benefícios à saúde. O chá verde, por exemplo, possui como princípio ativo os polifenóis, que evitam a formação de placas de colesterol no sangue, prevenindo contra derrames e infartos”.
Outra sugestão é incluir as sopas no cardápio. “Elas podem ser saudáveis e quentinhas, basta prepará-las com legumes batidos, sem adição de creme de leite ou queijos gordurosos”, diz Thais, que lembra que para engrossar as sopas pode se usar aveia ou painço.
 Evite o excesso de bebidas alcoólicas. Lembre-se que em cada grama de álcool temos 7kcal, e que no fim do inverno aquelas taças de vinho podem representar um número a mais no manequim.
A nutricionista destaca ainda que é fundamental ficar atento às escolhas feitas “O importante não é controlar apenas as calorias do que comemos, mas também a quantidade de vitaminas e minerais presentes nesses alimentos já que esses nutrientes ajudam a estimular o sistema imunológico e a prevenir gripes, resfriados e infecções comuns no inverno”
 Conheça alguns alimentos importantes na imunidade:
 Óleo de coco: Rico em ácido láurico e caprílico, o óleo de coco possui atividade antiviral e antibacteriana. Diversos estudos mostram seu efeito imunomodulador. Use em sucos, shaques ou vitaminas.
Alho: Fonte de alicina, estimula a resposta imunológica, prevenindo as gripes comuns no inverno. Use amassado no feijão, sopas ou se preferir cápsulas de óleo de alho.
Shitake: Contem lentinana. Potente imunoestimulante. Estudos sugerem que auxilia também no combate ao desenvolvimento de tumores.
Leite Fermentado: Por ser fonte de probióticos, recupera a microbiota intestinal e fortalece o sistema imunológico.
Couve, Cenoura, Tomate: O betacaroteno, um antioxidante presente nesses alimentos, combate as infecções e estimula células imunológicas.
Gengibre: Reduz a inflamação e a dor. Adicione a raiz a chás e a sucos como o de melancia e maracujá.
Suco verde: Fonte de zinco, ferro e vitamina C, nutrientes antioxidantes que reforçam o sistema imunológico.
Mel: Ação bactericida e anti-séptica. Estudos mostram que é um bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Contém substâncias, que agem como antibióticos naturais. Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados. Ação prebiótica, agindo beneficamente sobre a microbiota intestinal.
Própolis: Fonte de flavonóides que auxiliam no combate às doenças que atacam o homem. Atua como “Antibiótico Natural”.
Geleia Real: Estimula o sistema imunológico e combate as infecções de vírus e bactérias.
Outros cuidados, como lavar as mãos ou utilizar um produto para higienizá-las, são importantes para a prevenção da contaminação pela gripe.