Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O sal e suas variações mais saudáveis


Existem vários tipos de sal e todos dão um gostinho a mais ao prato, mas as semelhanças param por aí. Nem mesmo a quantidade de sódio, o principal componente desse condimento, é idêntica entre eles – taí uma ótima notícia para quem não abre mão do saleiro por perto, mas não quer prejudicar a saúde. Dá para escolher as versões com doses menores de sódio para levar à mesa.
Veja quais são os tipos existentes no mercado: 
Light: possui apenas metade da quantidade de sódio encontrada no sal branco refinado. É menos salgado e mais amargo, porém um alívio e tanto para as artérias. Só não é indicado para quem tem problemas renais, por também conter cloreto de potássio.
Rosa do Himalaia: fornece mais de 80 minerais e cerca da metade do sódio encontrado no sal comum. Por isso, é uma boa opção para os hipertensos e para quem quer proteger o coração. Também tem grande concentração de carvão purificado e sabor delicado. Desfaz-se facilmente na boca e s emistura perfeitamente ao entrar em contato com alimentos quentes. Ótimo para o preparo de salmão, crustáceos, massas e saladas.
Negro: o gosto se assemelha ao da gema do ovo, por causa da alta concentração de enxofre e ferro. Tem textura crocante e é muito solúvel. Ideal para temperar molhos de saladas e de massas. Vai bem também no preparo de carnes.
Flor de sal: uma das versões mais delicadas e ideal para dar um toque final à comida. Combina com carnes vermelhas, mas deve ser usado com muita moderação, porque contém grande quantidade de sódio. Também esbanja iodo, potássio e magnésio.
Rosa do Peru: seus grãos rosados tê um elevado índice de umidade, dando uma aparência grudenta, além de sabor forte. Está entre as opções com menor taxa de sódio e é ideal para temperar peixes, frutos do mar e aves.
Defumado: tem gosto levemente adocicado e é cinza. É bastante versátil e combina com pratos vegetarianos, carnes, aves e peixes. Cuidado, porque tem a mesma quantidade de sódio do sal comum.
Havaiano: tem tom avermelhado e sabor ferroso, porém suave.  Vai bem com molhos, saladas vegetais e grelhados de carne vermelha. Seus grãos são um pouco mais espessos que os do sal comum e sua quantidade de sódio é alta. Use com moderação.
Azul ou sal marinho: vai bem com carnes e mariscos, porque potencializa o sabor natural dos alimentos. É minimamente processado e, por isso, preserva melhor seus nutrientes, além de não receber aditivos químicos.