É melhor pensar duas vezes antes de passar reto pelo alimento na feira. Há evidências de que ele combate gripes e resfriados, ajuda no controle da pressão sanguínea, fortalece o sistema imunológico e muito mais
O alho reúne uma lista imensa de atributos. E não vá pensando que estamos falando apenas de suas qualidades na cozinha. Mais importante do que realçar pratos é sua capacidade de blindar o organismo contra inúmeros males que podem deixar a saúde na corda bamba. Ainda não se convenceu de que o alimento merece um voto de confiança? Então continue lendo esta re- portagem e prepare-se para se entregar aos encantos desse tempero cheio de poderes.
Corpo blindado
De acordo com a nutricionista e personal diet Amanda Buonavoglia, de São Paulo, é possível encontrar boas quantidades de fósforo, cálcio e vitamina C no tempero. Mas os compostos que realmente se destacam são aqueles que derivam do enxofre, chamados de sulfurados, responsáveis pelo odor característico do alho.
Contra hipertensão
E não é só quem está às voltas com um resfriado que deve apostar no alho. De acordo com um estudo feito na Universidade de Adelaide, na Austrália, há indícios de que o alimento também é eficiente na luta contra a hipertensão - levando a complicações cardiovasculares, como enfarte e derrame.
No trabalho, os pesquisadores avaliaram os hábitos de 50 pacientes por 12 semanas e perceberam que os consumidores de quatro cápsulas diárias de extrato de alho envelhecido tiveram uma importante redução na pressão arterial. Para os cientistas, o suplemento seria a melhor opção justamente porque o ingrediente responsável pela façanha desaparece quando se cozinha a hortaliça.
O alho aumenta a imunidade e protege o organismo contra gripes e resfriados
Ao que tudo indica, estamos falando, mais uma vez, da alicina. Isso porque é ela que atua como vasodilatadora, relaxando as artérias e, assim, aumentando o fluxo do sangue no organismo. Mas atenção! "É preciso conversar com um médico ou nutricionista antes de utilizar a substância como suplemento", alerta Amanda Buonavoglia.
Risoto de soja com alho e ervilhas
Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz integral
2 colheres (sopa) de leite de soja em pó
4 colheres (sopa) de creme de leite de soja
6 colheres (sopa) de ervilhas frescas
1 cebola crua
2 alhos
1 colher (sopa) de óleo de canola
3 colheres (sopa) de salsinha crua
2 copos de água
1 colher (chá) de sal refinado
Preparo
Dilua o leite de soja com um copo de água quente. Em uma panela, refogue o alho e a cebola ralada no óleo. Acrescente o arroz e refogue, sem parar de mexer, por 4 minutos. Aos poucos, acrescente a água fervente, o leite de soja e cozinhe, mexendo de vez em quando, até o arroz ficar al dente e obter um caldo cremoso. Acerte o sal e incorpore a salsinha, as ervilhas e o creme de leite de soja. Quando levantar fervura, retire do fogo, tampe e sirva após 5 minutos. Decore com a salsinha.
Rendimento
6 porções
Creme de alho
Ingredientes
12 dentes de alho
1 fatia de pão de forma
250 ml de leite
1 colher (sopa) de salsinha picada
Sal, pimenta e noz-moscada a gosto
Preparo
Ferva um pouco de água em uma panela pequena. Descasque os dentes de alho e mergulhe-os na água fervente por um minuto; escorra e repita a operação. Faça uma torrada com o pão e esfarele-a. Aqueça o leite em uma panela, acrescente os dentes de alho, a salsinha e a torrada esfarelada. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Cozinhe em fogo brando por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Bata no liquidificador até que o creme fique homogêneo.
4 porções
Fondue de queijo
Ingredientes
5 colheres (sopa) de molho 4 queijos 4 xícaras (chá) de creme de leite
8 colheres (sopa) de vinho branco
10 g de alho
Passe o alho cortado ao meio em todo interior da panela. Aqueça o creme de leite. Adicione o molho 4 queijos e o vinho branco. Mexa bem, até que o creme adquira consistência cremosa. Sirva com pão tipo italiano ou francês, cortado em cubos.
Rendimento
10 porções