O que são alimentos funcionais?
São os alimentos que, além de suas funções nutricionais básicas, apresentam índices elevados de compostos bioativos que, quando consumidos como parte da dieta usual, produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos benéficos à saúde. Por exemplo, o tomate. Ele é rico em licopeno, um composto que atua na prevenção do câncer de próstata.
Por que comer alimentos funcionais?
Eles ajudam a proteger o corpo de diversos males e lutam contra o envelhecimento precoce. Naturalmente, produzimos os radicais livres, moléculas que causam danos às células e prejudicam o desempenho do organismo. Os alimentos funcionais são ricos em antioxidantes, substâncias que inibem essas encrencas. A conta é simples: quanto menos radicais circulando pelo corpo, menor será o peso da idade.
Quais são os principais compostos bioativos?
Ômega-3, dos peixes e da linhaça; flavonoides, da uva, do chá-verde e do brócoli; catequinas, do chá-preto e do morango; resveratrol, encontrado na uva e no vinho; isofl avona, da soja, do amendoim e de legumes; licopeno do tomate e da goiaba; probióticos, dos iogurtes e leites fermentados.
Qual a melhor maneira de consumi-los?
Os peixes devem estar sob refrigeração. Os óleos vegetais podem ser mantidos em lugares secos e em embalagens fechadas. O mesmo vale para os grãos. A recomendação para as frutas, legumes e verduras é o consumo imediato ou a conservação na geladeira, assim como o leite fermentado e os iogurtes.