Powered By Blogger

terça-feira, 12 de abril de 2011

Vegetarianos e vegans: alguns cuidados para manter a saúde em dia!



Foto reprodução
Foto reprodução
Os vegetarianos radicais precisam ter cuidado para garantir a presença de todos os nutrientes essenciais em sua alimentação. Contrariando a crença popular, o problema não é a proteína: mesmo sem comer ovos e laticínios, é fácil obter a proteína necessária por meio de uma alimentação equilibrada.
Há, entretanto, o problema da vitamina B12. Este composto é essencial em diversos processos orgânicos, entre eles a produção de células vermelhas do sangue. A deficiência de vitamina B12 pode provocar anemia, mas felizmente precisamos dela apenas em quantidades ínfimas. Há bastante vitamina B12 nos ovos e nos laticínios, por isso os ovolactovegetarianos não têm problemas. Os adeptos do veganismo podem ingerir alimentos fortalecidos com B12, como extrato de levedura.
O ferro é outro motivo de preocupação — sobretudo para vegetarianos adolescentes e gestantes. O organismo absorve com mais facilidade o ferro da carne e do peixe do que o ferro de fontes vegetais. A vitamina C, de frutas cítricas, por exemplo, ajuda o corpo a absorver o ferro das hortaliças (e dos ovos).
Por fim, o cálcio pode ser um problema para os vegans (os ovolactovegetarianos podem obter todo o cálcio necessário nos laticínios). Existem muitas fontes de cálcio além dos laticínios, embora determinados compostos nas hortaliças possam inibir sua absorção. Mais uma vez, o segredo está na variedade.
fonte: Livro A verdade sobre a comida – Jill Fullerton-Smith