Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O açúcar que ninguém vê

Quando se fala em açúcar, você logo pensa em guloseimas, como brigadeiro, balas e pirulitos? Doce engano... Apresentado de inúmeras formas e usado não apenas como adoçante, mas também conservante, um verdadeiro batalhão de açúcares é encontrado nos mais diversos alimentos, até mesmo naqueles que as pessoas menos imaginam. É o caso dos biscoitos salgados, molho de tomate, maionese, ketchup, ervilha e milho em conserva, massa de pizza, cereais matinais e pães em geral. "Nem remédios (xaropes, vitaminas, comprimidos) e creme dental escapam da presença da sacarose", alerta a médica Valéria Goulart.


E o pior: dificilmente os consumidores conseguem identificar a quantidade de açúcar adicionada à fórmula - até porque a lei só obriga uma referência na embalagem quando o produto é diet (sem açúcar) ou light (com uma porcentagem menor de calorias), sem maiores detalhes. Uma análise recente de 110 alimentos industrializados, realizada pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco Proteste), e publicada na revista da entidade, a Teste Saúde, concluiu: os fabricantes abusam dos açúcares e, na maioria dos casos, não indicam a respectiva quantidade nos rótulos. Assim, muita gente fica sem saber que em uma lata de refrigerante pode ser encontrado o equivalente a cinco pacotes do açúcar, daquele usado para adoçar o cafezinho. Enquanto uma dieta que inclua cereais pela manhã e ao longo do dia algumas bolachas, um refrigerante, um leite achocolatado e uma fatia de doce pode levar a ingestão de quase 90 gramas de sacarose.

Esses açúcares adicionados durante o processo de fabricação de boa parte dos produtos encontrados nos supermercados são chamados de extrínsecos. Mas, para piorar a situação dos apreciadores de guloseimas, há ainda os intrínsecos, aqueles que fazem parte da estrutura natural dos alimentos. Esses açúcares, assim como a sacarose, também são identificados pela terminação 'ose'. Frutas, vegetais e mel, por exemplo, além das vitaminas, são doces por natureza graças à presença da frutose. O leite e seus derivados, possuem a lactose. E o malte de trigo e a cevada, a maltose, essencial na produção de cerveja.

Por isso tudo, aquela história de não ficar com peso na consciência depois de devorar alguns doces e beber com os amigos no fim-de-semana, para algumas pessoas, pode ser uma verdadeira roubada. Essas escapadas, muitas vezes, significam a cota que faltava para aumentar a concentração de glicose no sangue - e com isso provocar uma série de distúrbios metabólicos e doenças.

AS DOSES DE AÇÚCAR NÃO DEVERIAM ULTRAPASSAR 10% DO TOTAL DE CALORIAS CONSUMIDAS NO DIA. NÍVEIS RAZOÁVEIS DE CONSUMO CORRESPONDEM A CERCA DE TRÊS OU QUATRO COLHERES DE CHÁ DIÁRIAS