Powered By Blogger

domingo, 24 de junho de 2012

Inclua três frutas exóticas na sua dieta: physalis, pitaya e sapoti


Pitaya é pouco calórica e rica em vitaminas. Crédito: Divulgação / Oba Hortifruti.
Você já ouviu falar da physalis? Já provou a pitaya? Experimento sapoti? Essas são trêsfrutas exóticas muito saborosas, saudáveis e o melhor: ajudam a emagrecer! “Elas possuem baixo nível calórico e têm bastante água”, afirma Daísa Pinhal, nutricionista do Oba Hortifruti, em São Paulo. “São uma ótima opção para deixar os pratos mais requintados e atrativos.Basta usar e abusar da criatividade”, diz a especialista.
Physalis. Crédito: Getty Images.
physalis – também conhecida como juá – é uma fruta pequena,  amarelada e envolvida com folhas. Ela vem lá da Amazônia e ainda é pouco conhecida no resto do Brasil. Tem sabor doce, levemente ácido e  é pouco calórica: em 100 g há só 50 calorias.
Você sabia que essa frutinha especial tem um grandepoder medicinal? Ela purifica o sangue, fortalece o sistema imunológico, alivia dores de garganta e ajuda a diminuir as taxas de colesterol! Também pudera! Esse alimento é rico em vitaminas A, C, fósforo e ferro.
Quer saber como consumi-la? “É muito simples! basta colocar as folhas que a protegem para trás e morder a frutinha”, ensina a nutricionista. Você pode usá-la também em geleias, sorvetes e molhos para saladas.
pitaya, ou fruta do dragão (veja foto acima), parece uma flor. Ela é rosada por fora e branca ou vermelha por dentro. Apesar da aparência esquisita, ela tem sabor bem leve. Além disso, é pouco calórica: apenas 42 calorias em 100g.
Originária da Ásia e da Austrália, essa frutinha exótica é repleta de vitamina C, cálcio, fósforo e potássio. Suas sementes ajudam no bom funcionamento do intestino, por isso, são ótimas opções para o emagrecimento. Já sua polpa funciona como um calmante natural. Para consumi-la, corte-a no meio, retire as sementes e consuma a polpa. Experimente incluí-la em cremes e saladas de frutas.
Sapotis. Crédito: divulgação Oba Hortifruti.
Das três, o sapoti é a fruta mais conhecida entre os brasileiros e também a mais calórica: 96 calorias em 100g. Ela é cultivada no Norte e Nordeste do Brasil. Você já viu como ela é?  Tem a polpa mole e adocicada, de coloração amarelo-esbranquiçada.
O sapoti é fonte de vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Possuiferro, por isso é indicado para quem está se recuperando de alguma enfermidade. É consumida in natura e em sobremesas e sucos.