Powered By Blogger

sábado, 23 de junho de 2012

Dicas para preparar sopas e caldos levinhos e nutritivos nos dias mais frios



Sopa de legumes é uma boa opção para os dias frios. Crédito: Getty Images.
Que tal espantar o friozinho do outono com sopas quentes, gostosas, saudáveis e magras? Essas delícias podem ser grandes aliadas do emagrecimento. Geralmente, elas são feitas de legumes, que, além de pouco calóricos, também são ricos em vitaminas e sais minerais. Quer sugestões bacanas para turbinar sua dieta? Então fique de olho nas dicas da nutricionista funcional Giovanna Arcuri, de São Paulo:
• O que deve imperar na cozinha é a criatividade de quem vai fazer caldos ou sopas. Aspargos, brócolis, mandioquinha, inhame, abóbora, abobrinha e acelga são alguns dos legumes indicados. Já para os grãos, são recomendados lentilha, ervilha, feijão e grão-de-bico.
• Apesar dos legumes fazerem bem ao nosso organismo (exceto os enlatados), devemos tomar alguns cuidados nas combinações e quantidades. “Misturar batata, mandioquinha e cenoura, por exemplo, acaba formando um potente complexo decarboidrato, que depois se transforma em açúcar – um dos maiores vilões da boa saúde e do emagrecimento”, avisa a especialista.
• Cuidado com o excesso de carne na sopa! Isso pode dificultar a digestão, diferentemente dos legumes, que ajudam o corpo a fazer uma faxina nas toxinas do organismo. “Só que, claro, usada na medida, pode deixar a sopa muito mais saborosa e rica em ferro e proteínas”, lembra a nutricionista. E evite usar o leite no lugar da água. Segundo ela, o processo que beneficiaria o organismo pode ficar comprometido.
• Melhor usar os legumes batidos ou em pedaços? Não há regras. A sopa batida tende a favorecer mais as propriedades e facilitar a digestão. O interessante é que os legumes sejam refogados e fervidos em uma única água, colocando depois tudo junto no liquidificador. Desta forma, os nutrientes dos legumes não ficam de fora da receita.
• Por fim, é melhor dar preferência aos temperos naturais, como alho, salsinha, cebola, alho-poró e cebola roxa. Evite aquelas misturas prontas industrializadas