Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Saiba quais são as frutas típicas do inverno que ajudam a emagrecer


Por Patrícia Giuffrida
 
Morango é uma fruta típica do inverno. Crédito: Getty Images.
No frio, o cardápio fica recheado de comidinhas quentes, gostosas e engordativas. E na maioria das vezes, os alimentos frescos, como as frutas, são esquecidos. Não deixe essas delícias de lado. Que tal investir nas frutinhas típicas do inverno? Além de saudáveis e nutritivas, estão mais baratas nessa época do ano. E o melhor: são pouco calóricas! Veja aqui as sugestões da nutricionista Rita de Cássia Novais, da Consultoria Alimentar, em São Paulo:
• Melão. É bem magrinho! Uma fatia média contém só 19 calorias. Tem bastante água e fibras, que aumentam a sensação de saciedade e favorecem o funcionamento do intestino. Você sabia que sua doçura natural reduz a vontade de comer doces? Tudo de bom para quem quer emagrecer, né! E tem mais: a frutinha possui vitaminas A,C B1, B2, B5, e C e sais minerais como potássio, sódio, cálcio, fósforo e ferro. Você pode usá-lo em suco e saladas. Experimente essa vitamina light de melão.
• Morango. Nove unidades contêm 43 calorias. É rico em fibras, que auxiliam no controle do colesterol e afastam o risco de diabetes. “É uma ótima fonte de vitamina C, que age como antioxidante, prevenindo várias doenças e o envelhecimento”, afirma a especialista. Também reduz o inchaço e auxilia na  formação do colágeno, dando firmeza à pele. Entre os minerais de destaque estão o fósforo, o magnésio e o potássio, que ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso. Você pode consumi-lo em vitaminas, saladas, sobremesas e fondue. Que tal  servir para sua família taças de morango com iogurte?
• Caju. Uma unidade possui somente 37 calorias. Assim como as outras duas frutas, ele é repleto de fibras, que ajudam a aplacar a fome. Também tem muita vitamina C, que protege o corpo contra infecções e gripes. Você pode utilizar essa frutinha em sucos e doces, como a musse de caju crocante.
• Tangerina.  Essa frutinha cítrica tem apenas 40 calorias. Ela contém uma boa quantidade de vitaminas (A, C e do complexo B) e sais minerais, como cálcio, magnésio, fósforo, sódio e ferro. “Tem também bastante potássio, bom para quem pratica esportes, pois esse nutriente é importante para o processo de contração dos músculos”, explica a nutricionista. Quer mais benefícios? É ótima para combater a retenção de líquido, pois é diurética. Prove esse suco de tangerina e gengibre. Esta e as outras receitinhas citadas são do MdeMulher.