Combinações nutritivas

09 misturas que trabalham a favor da sua saúde
Arroz + feijão: a vantagem da combinação é a obtenção de quase todos os aminoácidos necessários para o organismo, além de auxiliar no funcionamento do intestino e ajudar a regular os níveis de colesterol e de glicose no sangue.
Cenoura + soja: a vitamina A da cenoura é absorvida pelo organismo quando combinada com a vitamina E presente na soja. O resultado são olhos protegidos e sistema imunológico funcionando a todo vapor.
Cereais + mamão: o zinco dos cereais potencializa a absorção da vitamina A da fruta. A mistura atua no combate aos radicais livres, que estão associados a algumas doenças e aceleram o envelhecimento.
Filé de frango + lentilha: a proteína da carne reforça a absorção de ferro do grão, prevenindo a anemia.
Manjericão e orégano + azeite: os efeitos anti-inflamatórios das ervas são reforçados pelo ômega 9 do azeite.
Molho de tomate + azeite: o licopeno do tomate (antioxidante que reduz o risco de câncer e de problemas cardiovasculares) é absorvido quando o alimento é cozido e combinado com azeite.
Omelete + couve: a vitamina D dos ovos contribui para a absorção do cálcio presente na verdura. Ótimo para prevenir a osteoporose.
Peixe + brócolis: o selênio encontrado nos peixes potencializa a absorção de glicosinolato, um nutriente presente no brócolis e no repolho, que reduz o risco de desenvolvimento de tumores.
Suco de laranja ou de abacaxi + feijão: a vitamina C das frutas ajuda a absorver o ferro da leguminosa. Além de aliviar problemas respiratórios, evita a anemia.
Ligações perigosas
Por outro lado, alguns nutrientes perdem a força quando associados:
Café + leite: a cafeína prejudica a absorção do cálcio presente no leite.
Manga + leite: não provoca dor de barriga nem de estômago, como diz a lenda popular, mas os alimentos ricos em fibras, como a manga, inibem a absorção do cálcio e do ferro presentes no leite.