Rica em ácidos graxos mono e poli-insaturados, a semente de abóbora possui elevado teor de fibras e é fonte de minerais, como zinco, magnésio e potássio, além de vitaminas E, A e do complexo B.
O óleo de semente de abóbora extravirgem possui sabor suave, o que permite sua utilização em diversas preparações, principalmente em saladas.
Torrada e salgada pode ser acrescentada aos pães, sopas e saladas e como aperitivo. Moída, substitui o sal para temperar.
Benefícios da semente de abóbora
Saúde do coração
O óleo de semente de abóbora extravirgem é fonte de ômega 9, ácido graxo monoinsaturado que auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares. Seu consumo auxilia na redução do colesterol e triglicérides. Como a semente é rica em em potássio, auxilia no controle da pressão arterial.
Constipação intestinal
Por conter alto teor de fibras, auxilia também na prevenção e tratamento da constipação intestinal. Além disso, previne doenças intestinais, pois diminui o contato das substâncias tóxicas que existem no intestino, varrendo e eliminando essas substâncias.
Saúde dos olhos
Fonte de vitamina A, tanto a semente quanto o óleo são bons para a saúde dos olhos, prevenindo doenças como a degeneração macular.
Óleo de semente de abóbora e a pele
Rico em vitamina E, uma vitamina com potente ação antioxidante, o consumo diário do óleo de semente de abóbora pode ser um coadjuvante no combate ao envelhecimento precoce não só da pele, como também das células de todo o organismo.
Vermífugo natural
A semente de abóbora tem ação vermífuga devido ao princípio ativo cucurbitacina, também lhe confere propriedades anti-inflamatórias, prevenindo doenças na próstata e no trato urinário.
Sistema imunológico
O consumo de semente de abóbora ajuda a fortalecer o sistema imunológico, uma vez que é fonte de zinco, mineral necessário para a diferenciação das células do sistema imunológico.
Semente de abóbora e depressão
A semente de abóbora é fonte de triptofano, aminoácido precursor da serotonina – hormônio relacionado ao bem-estar. Seu consumo está relacionado com a melhora do humor e depressão.
Fonte: Bruna Murta – Nutricionista da rede Mundo Verde.