Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pequenos ajustes no cardápio garantem energia e disposição




Foto reprodução
Foto reprodução
Para ganhar disposição e tranquilidade pequenos ajustes no cardápio podem fazer milagres. Veja como dar adeus ao estresse cuidando melhor da sua alimentação:
Aposte em comer aipo, arroz integral, repolho, amêndoas, alho e semente de girassol e de abóbora. Esses alimentos são ricos em zinco e vitaminas do complexo B, que ajudam a acalmar.
- Inclua em sua dieta espinafre, leite e derivados, pistache, nozes e castanhas, que são ricos em magnésio. Esse mineral defende o organismo contra o estresse. Vegetais de folhas verde-escuras, ovos, peixes, feijão-branco e aspargos contêm ácido fólico, uma potente vitamina antidepressiva. Grão-de-bico e chocolate amargo têm triptofano, um aminoácido que estimula a serotonina. Já o abacate regula os níveis sanguíneos de cortisol, o hormônio do estresse. Maracujá, salsão, pepino e alface têm ação calmante, revigoram e combatem a insônia.
Os carboidratos também desempenham um papel importante, porque liberam serotonina e são responsáveis pela sensação de segurança e conforto. Inclua-os diariamente em seu cardápio. Pode ser batata, milho, feijão, lentilha…
- Os alimentos que contêm ômega-3 e ácido graxo, como os peixes, equilibram as quantidades de dopamina e serotonina no cérebro. Isso aumenta a sensação de felicidade.
- As carnes magras são fonte de tirosina, uma substância que está relacionada com a adrenalina e melhora o humor.
- A vitamina C combate o estresse porque inibe a ação dos radicais livres, ajudando a diminuir o cansaço. Consuma laranja, limão, caju, acerola, tomate, goiaba, morango, abacaxi, brócolis e couve-flor.