Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ações da FMO mobilizam crianças, merendeiras e comunidade em Guaraqueçaba


































A Semana de Saúde e Alimentação, promovida pela Fundação Mokiti Okada (FMO), em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, nos dias 20 a 22 de junho, mobilizou crianças, merendeiras, professores, funcionários municipais e comunidade.

A coordenadora do setor de saúde, Eny Márcia Ruggerini, falou sobre "Criança saudável - criança feliz" e "O segredo do rejuvenescimento". A nutricionista Thaís Yumi Kogachi e as culinaristas Vilma Ávila Galasso e Jussara Siqueira realizaram as oficinas de: Saber e Sabor, Soja e Pães integrais e procuraram trabalhar mais com produtos da região como mandioca e banana, e ensinaram os participantes a produzir receitas com biomassa de banana e brigadeiro de mandioca, dentre outras. 

Na Escola Municipal Antonio Barbosa Pinto ocorreu a homenagem a uma professora que foi protagonista de uma história publicada na revista Planeta Azul, a apresentação de uma peça de teatro escrita pelos alunos, a presença da Cia. Artística Semeando Encanto com atividades socioambientais e a degustação de lanche saudável produzido pelo grupo da Fundação com os alunos. 

"As oficinas foram importantes porque a maioria das nossas merendeiras tem dificuldade na preparação dos produtos alimentícios que vêm para os lanches dos alunos. Com esse treinamento, aprendemos a preparar pratos com produtos da região. Precisamos resgatar nossa cultura de consumir o que é produzido no local", contou a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Gisele da Veiga França.

Segundo Eny, a atividade foi um sucesso e bem recebida pelas merendeiras, coordenadoras das secretarias de educação e saúde, nutricionistas e funcionárias do hospital local. "As participantes enfatizaram que o resultado positivo de evento foi porque a equipe levou informações sobre alimentação saudável com a utilização de produtos da própria região, baseando tudo no bom senso, gratidão, carinho ao elaborar as receitas, sem radicalismo", explica ela.

Para a nutricionista da FMO, "toda a atividade foi muito gratificante e especial. Nosso sentimento foi de levar Mokiti Okada por meio da nossa postura e das oficinas. As pessoas participaram, esclareceram suas dúvidas e colocaram a mão na massa". 

"Senti imensa emoção e gratidão ao levar aquilo que sei fazer de melhor, que é ensinar a cozinhar, mostrando às pessoas que o ingrediente pessoal na preparação do alimento é o amor e o carinho. Nós não só ensinamos como também aprendemos", declarou a culinarista, Jussara. Para Vilma, "As pessoas foram participativas e interessadas. Senti muita alegria e gratidão no olhar delas".

A primeira-dama de Guaraqueçaba, Jucéia Costa de Arruda, declarou ter ficado muito contente com a Semana de Saúde e Alimentação porque trouxe experiências novas que ajudaram no aprimoramento de todos.

Prêmio Cultura e Saúde

A realização dessa atividade foi possível graças ao prêmio concedido pela Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, denominado Prêmio Cultura e Saúde. 



Fonte: Assessoria de Imprensa
Fundação Mokiti Okada
Jornalista: Rosana Cavalcanti
MTB - 3142/11/191 - PR