Powered By Blogger

sábado, 7 de maio de 2011

Vocabulário da saúde


Alimento funcional

Também conhecido como "nutracêuticos", agem diretamente sobre funções do organismo e, por isso, previnem doenças degenerativas, crônicas, cardiovasculares (infarto e derrame) e câncer. O tomate, por exemplo, é um desses alimentos. Devido à ação do licopeno, pode oferecer uma proteção contra o câncer de próstata. Porém, é importante lembrar que, para ter uma atuação benéfica no organismo, a cultura deve ser produzida organicamente.

Natural

Alimentos que provêm de fontes originais da natureza, são alimentos que não foram produzidos em laboratórios, não possuem sabores e corantes artificiais de frutas, verduras, leite e outros químicos. Entretanto, são normalmente produzidos com agrotóxicos. Portanto, não é a mesma coisa que orgânico.

Orgânico

São produzidos naturalmente sem a utilização de insumos químicos modernos. Estes produtos não têm os chamados venenos com química artificial, adubos com alta solubilidade, sementes transgênicas e radiações ionizantes.

Integral

São alimentos que mantêm, ao serem consumidos, todos os seus integrantes nutricionais básicos. Exemplo: farinha de trigo integral gerará um produto com a totalidade dos ingredientes básicos para um pão nutritivo. Entretanto, normalmente o trigo utilizado é produzido no sistema convencional;

Diet

São alimentos que foram modificados para atender uma determinada finalidade, sem açúcar para o diabético ou sem gordura para os que necessitam de uma baixa ingestão de gorduras, sem sal para hipertensos. Esse tipo de alimento não tem necessidade de ter uma redução calórica. Por esse motivo, se um alimento contiver uma quantidade de açúcar, sódio, colesterol, aminoácidos ou proteínas abaixo do limite estabelecido em legislação, ele pode ser classificado comercialmente como diet. Basta apenas 1 destes componentes estar abaixo do limite. Sendo assim, um alimento que não contém açúcar, mas que apresenta uma grande quantidade de gorduras, é considerado diet, mesmo tendo uma quantidade de calorias semelhante ao seu similar não diet (em função da grande quantidade de gorduras). Normalmente, é um alimento produzido pelo sistema convencional.

Light

São todos os alimentos que foram abrandados ou diminuídos em um ou mais de seus nutrientes e têm uma redução calórica. Alimento light tem sempre uma redução de no mínimo 25% no valor calórico em relação ao seu similar.