Uma ida ao supermercado pode se transformar em uma completa fonte de reeducação alimentar. As informações contidas nos rótulos dos alimentos evoluiu bastante nos últimos tempos e segundo o Jornal Consumer Affairs, observá-las pode levar à perda de peso, especialmente para as mulheres que estão entrando na meia idade. Com base nas informações sobre o que os consumidores costumam ler nos rótulos dos alimentos que compram pela primeira vez, os pesquisadores descobriram que pessoas que lêem os rótulos, mas não praticam exercício têm uma probabilidade um pouco maior de perder peso do que aquelas que apesar de praticarem exercícios físicos não costumam ler o rótulo do que comem. Os pesquisadores chegaram também à conclusão de que as mulheres entre 37 e 50 anos são mais propensas a ler os rótulos do que os homens – e por isso também têm mais chance de emagrecer do que eles. Os programas para perda de peso deveriam incluir em seus objetivos o incentivo para que o consumidor leia o rótulo dos alimentos antes de adquiri-los. Isso é particularmente importante para as pessoas que já estão na meia idade para evitar riscos de doenças cardíacas, diabetes e outras doenças relacionadas à obesidade.