No mercado de alimentos atualmente há uma grande proliferação de produtos diet e light, que são palavras inglesas e que significam dietético e leve, respectivamente. A diferença entre eles pode ser muito grande e o que é diet não necessariamente emagrece ou tem menos calorias, por exemplo. E o que é light não necessariamente é feito sem açúcar. Veja as diferenças entre diet e light de acordo com a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa):
Produtos diet são aqueles que um componente da forma original é eliminado. Seja um carboidrato, um lipídio, uma proteína ou o sódio, por exemplo. São os produtos voltados para os diabéticos, por exemplo, que não podem consumir carboidratos (açúcar) em demasia ou um determinado produto diet também pode ser indicado para uma dieta de emagrecimento, mas nem sempre é assim. Por exemplo, chocolates dietéticos podem tirar a açúcar, mas usar mais gorduras , deixando-os, na verdade, com um número de calorias maior. Então, o negócio é pesquisar com calma.
Enquanto isso, os produtos light têm uma redução de, no mínimo, 25% de calorias ou de algum componente específico, normalmente carboidratos (açúcares). É normal que o rótulo explique essa redução. Mais uma vez, o negócio é pesquisar com calma. Os produtos light não são indicados para pessoas que apresentam problemas de saúde por não poder ingerir determinado nutriente, mas podem ser uma opção para quem quer perder um pouco do peso. Mas aí, atenção, não vá tomar mais refrigerante do que o normal só porque ele é light. Dessa forma, você vai estar trocando seis por meia dúzia.